«E todos os que O tocavam ficavam curados» - São Gregório Magno (c. 540-604) papa. Comentário a passagem do evangelho (Marcos 6,53-56).

08/02/2021 08:53
São Gregório Magno (c. 540-604)
papa, doutor da Igreja
 
«E todos os que O tocavam ficavam curados»
Coloquemos perante o nosso olhar interior um ferido grave, prestes a exalar o último suspiro. […] A ferida da alma é o pecado, ao qual as Escrituras se referem nestes termos: «Tudo são feridas, contusões, chagas vivas, não curadas, nem ligadas, nem suavizadas com óleo» (Is 1,6). Tu, que estás ferido, coloca-te diante do Médico que tens dentro de ti e mostra-Lhe as chagas dos teus pecados. Que Ele ouça os gemidos do teu coração, Ele que conhece os pensamentos mais secretos; que as tuas lágrimas O comovam. Vai a ponto de seres um pouco impertinente na tua súplica (cf Lc 11,8): do fundo do teu coração, envia-Lhe sem cessar suspiros profundos.
 
Que a tua dor chegue até Ele, para que também a ti te diga: «O Senhor perdoou-te o teu pecado» (2Sam 12,13). Grita com David: «Tende piedade de mim, Senhor […], pela vossa grande misericórdia» (Sl 50,3), que é como quem diz: «Corro grande perigo por causa deste meu ferimento, que nenhum médico pode curar, a não ser o Médico todo-poderoso», para o qual nada é incurável; pois Ele cura gratuitamente, e devolve a saúde com uma palavra. Eu desesperaria do meu mal se não confiasse no Omnipotente.
 

—————

Voltar