10. Os Padres Capadócios

07/03/2014 14:47

Atanásio e os Padres Capadócios. Numa época em que Imperadores e poder político estavam a favor da heresia, eles perseveraram e viram triunfar a fé católica.

 

A Igreja viveu tempos difíceis com a propagação do pensamento ariano. Embora tenha havido uma aparente vitória da fé trinitária com o Concílio de Niceia, a heresia permaneceu latente e tão logo a reunião se encerrou, as forças arianas voltaram a agir na surdina. Eusébio de Nicomédia, ariano convicto, conseguiu convencer o Imperador Constantino de que a decisão de Niceia não havia sido a melhor. Suscetível a opiniões como era, Constantino mudou de lado, e com ele o episcopado católico. Não sem razão foi nesse momento que São Jerônimo afirmou que o mundo dormiu católico e acordou ariano. O Império tornara-se ariano.

Em tempos de provação Deus sempre levanta do meio de seu povo bravos homens dispostos a serem luminares da verdadeira fé. Nesse caso, foram os chamados Padres Capadócios que, seguindo a trilha deixada por Santo Atanásio, cuidaram de resgatar e reafirmar a fé trinitária.

Os sacerdotes assim chamados viveram na região de Constantinopla, sendo Basílio, chamado de Magno ou o Grande; Gregório, seu irmão (mais tardiamente chamado de Nissa); Gregório, oriundo de Nazianzo, chamado pelos orientais de o Teólogo.

Basílio Magno vinha de uma família envolvida em santidade, seu avô morrera como mártir e sua avó (Macrina, a Velha) é uma santa canonizada da Igreja. Também a mãe foi canonizada e quatro de seus irmãos são considerados santos. Era um homem com muitos problemas de saúde, o que não o impedia de ter uma grande capacidade de enxergar os problemas físicos e espirituais das pessoas e da época em que vivia. Estudou em Atenas, a capital cultural e foi onde conheceu seu amigo Gregório. Basílio se sentiu atraído pela vida monástica e, inclusive chegou a viajar para conhecer a vida monástica do Oriente. Mudou-se com sua irmã Macrina para um lugar retirado e viveu certo tempo de maneira monástica. Porém, a vida o chamava para ser bispo e foi nomeado para a cidade de Cesareia.

Importante salientar que existiam diversas cidades chamadas Cesareia, pois era um modo de se prestar homenagem a César. Cesareia Marítima, Cesareia de Felipe, localizada na Decápole e também a capital da Capadócia, para a qual Basílio se mudou, Cesareia da Capadócia. Trata-se de uma cidade importante, estrategicamente localizada entre Constantinopla e a Terra Santa. Foi lá que São Basílio Magno fez um excelente trabalho social, mostrando que não era apenas um homem de grande vida mística, mas também um homem de visão bastante prática, enxergando e auxiliando os menos favorecidos. Homem místico, com grande caridade social e também uma grande capacidade teológica. Ele percebeu que para vencer os hereges provando que Jesus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é Deus também, precisava ir até o fim, ou seja, falar também sobre a Terceira Pessoa: o Espírito Santo. Escreveu a obra De Spirictu Sancto, ou seja, a respeito do Espírito Santo, se empenhando em demonstrar que o Espírito Santo é verdadeiramente Deus e, portanto, pertence à Santíssima Trindade. Apesar de ser um excelente polemista, São Basilio escreve sua obra num tom ecumênico, ou seja, o seu esforço era convencer os hereges a deixar a heresia utilizando uma linguagem que não os agredia.

A escolha da palavra "homooúsios" não era bíblica e, por isso, feria a sensibilidade dos arianos e dos semiarianos, assim, Basilio usou a linguagem bíblica para explicar e foi esta linguagem adotada por ele que triunfou no Concílio de Constantinopla. Enquanto Basílio Magno era um homem de grande estratégia política, um grande negociador, seu amigo Gregório de Nazianzo era exatamente o oposto. Pouco prático e pouco diplomático era, em compensação, um grande teólogo.

Naquela época, o Imperador Valente desejava expandir o arianismo e resolveu dividir a diocese de Constantinopla em outros bispados, visando minar o poder de influência de Basílio, porém, este alertado das intenções do Imperador, rapidamente providenciou a nomeação de pessoas de sua confiança e que compartilhavam da fé reta para as novas dioceses. Foi nesse movimento que Gregório de Nazianzo foi sagrado bispo, bem como Pedro, irmão de Basílio e Gregório de Nissa.

Gregório de Nazianzo não conseguiu tomar posse da cidade que lhe fora designada. Ao viajar para Sásima foi vítima de uma emboscada de arianos. Voltou para a casa de seu pai, também bispo, também chamado Gregório e também de Nazianzo. Por um tempo ficaram ambos naquela diocese, porém, o pai, ao ver o filho subutilizado em Nazianzo, mandou que partisse para Constantinopla. E assim foi feito.

Após a derrota do Imperador Valente na batalha de Adriópolis, sobe ao trono Teodósio, católico que promulgou o Edito de Tessalônica, implantando novamente a fé católica no Império Romano. Ao chegar em Constantinopla notou que uma reviravolta havia ocorrido e aqueles que eram arianos tinham voltado a ser católicos, o que denota a fragilidade da doutrina ariana. Teodósio convoca o Concílio de Constantinopla, inicialmente do "Oriente", mas que depois foi reconhecido como ecumênico. Na mesma época foi realizado um concílio equivalente no Ocidente, na cidade de Aquiléia, na região norte da Itália, quase na fronteira com a antiga Iuguslávia. Os dois concílios atestam a fé católica claramente dizendo que não somente o filho é consubstancial ao pai, portanto Deus, mas que o Espírito Santo também é Deus. O Concílio corroborou a argumentação dos Padres Capadócios.

Os arianos radicais, como Aécio e Eunômio, diziam com clareza que o Filho não era Deus, mas somente uma criatura do Pai. Por esse raciocínio, o Espírito Santo, que sempre fora considerado decorrente do filho, não poderia ser Deus. Para refutar o arianismo, os Padres Capadócios perceberam que bastava afirmar que o Espírito Santo pertence à Trindade.

Havia ainda dois grupos que afirmavaram a divindade do Filho, porém, não aceitavam a do Espírito Santo: eram os chamados pneumatômacos (ou macedonianos), os quais afirmavam a semelhança do Pai com o Filho e também os trópicos, que afirmavam que o Espírito Santo não podia ser Deus por causa da forma com que a Sagrada Escritura se referia a ele.

São Basilio Magno argumentou em sua obra de modo convincente e ecumênico acerca da divindade do Espírito Santo, insistindo no uso da linguagem bíblica. Nesse aspecto, a abordagem de Basílio diferia violentamente da de Gregório de Nazianzo, o qual era politicamente incorreto, direto, sem concessões. Ocorre que quem foi ao Concílio de Constantinopla não foi Basilio Magno, mas sim, Gregório de Nazianzo e Gregório de Nissa. O Concílio deixou uma péssima impressão em Gregório de Naziano, pois ele percebeu que aqueles bispos lá presentes não tinham virtude suficiente, chegando a repreendê-los duramente. Quando percebeu que o Concílio não adotaria a linguagem que ele julgava ser a mais adequada, resolveu retirar-se.

A atitude de Gregório de Nazianzo gerou um grande desconforto, e os bispos, seus adversários, resolveram justificar a saída dele com uma "inverdade", invocando um cânon do Concílio de Niceia que nunca fora utilizado proibindo a transferência de diocese para os bispos. Afirmaram que como ele havia sido nomeado para Sásima, não poderia ter sido transferido para Constantinopla e destituiram-no, colocando outro em seu lugar e continuando o Concílio, o qual confirmou o Credo Constantinopolitano: "creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai". A parte que continua "E do Filho", virá depois com a chamada cláusula Filioque.

O que se vê, portanto, é que venceu a abordagem de São Basílio Magno, ou seja, o uso da linguagem bíblica. O Credo de Constantinopla ficará esquecido durante um bom tempo, do mesmo que o Concílio de Niceia. Eles foram realizados numa época em que se não se tinha muita consciência sobre a clareza e o papel de um concílio, o que virá somente mais tarde. A Igreja concluirá que quando um concílio é ecumênico, aceito pela Igreja inteira e pelo Papa, ele se torna uma declaração infalível, pois a Igreja como um todo não pode errar. Contudo, naquela época não havia clareza quanto a isso, tanto que uma das razões pelas quais a igreja tergiversou na aceitação do Concilio de Niceia foi exatamente pelo fato de ele ser uma novidade. A Igreja cresceu e aos poucos deu-se conta de que os concílios são irreformáveis. Em Calcedônia, 451, se dirá que a fé dos 381 padres (Niceia) e a fé dos 150 padres (Constantinopla) é a fé a da Igreja, reconhecendo os dois grandes concílios como sendo definitivos.

É o triunfo da fé católica após tantas peripécias, dificuldades e agruras enfrentadas por grandes homens: Atanásio e os Padres Capadócios. Numa época em que Imperadores e poder político estavam a favor da heresia, eles perserveraram e viram triunfar a fé católica.

Fonte: padrepauloricardo.org/aulas/os-padres-capadocios

 

 

—————

Voltar