«Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura» Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo. Homilia 32 sobre S. Lucas 4

24/01/2016 13:11
 
«Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura»
 
 
Orígenes (c. 185-253), presbítero, teólogo 
Homilia 32 sobre S. Lucas 4.
 
 
Quando lerdes: «Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam», tende cuidado de não considerar felizes unicamente os ouvintes de Jesus e de não vos julgardes privados dos seus ensinamentos. Se a Escritura é a verdade, Deus não falou só outrora nas assembleias judaicas, mas fala ainda hoje na nossa assembleia. E não só aqui, na nossa, mas em todas as outras e em todo o mundo Jesus ensina e procura instrumentos que transmitam os seus ensinamentos. Orai para que eu esteja igualmente disposto e apto para O cantar. 
 
Assim como Deus Todo-Poderoso, ao procurar os profetas no tempo em que a profecia era necessária aos homens, encontrou, por exemplo, Isaías, Ezequiel e Daniel, do mesmo modo Jesus procura instrumentos que transmitam a sua Palavra, que ensinem nas sinagogas e sejam elogiado por todos. Hoje, Jesus é muito mais elogiado por todos do que no tempo em que era conhecido numa única província.
 
 
 

—————

Voltar