11. Santo Antão e São Bento, os gigantes da vida monástica

07/03/2014 15:10

Viver de forma radical o primeiro Mandamento da Lei de Deus: amar a Deus sobre todas as coisas. Este foi o chamado de Santo Antão no Oriente e de São Bento de Núrsia no Ocidente. Dois gigantes que consolidaram esta importante vocação no seio da Igreja e que tanto bem fez não só a ela, mas à civilização como um todo.

 

O tema da aula de hoje será o surgimento da vida monástica em meados do século III no Oriente e VI no Ocidente. Ela foi propagandeada, por assim dizer, no Ocidente através de Santo Atanásio em um de seus exílios, quando foi para Trier, na Alemanha e depois para Roma. Nessas ocasiões, ele noticiou a existência de vários homens santos, que viviam no deserto do Egito e que dedicavam a vida a Deus. Mais tarde, ele escreveu a vida do mais famosos desses homens, Santo Antão e, por meio dessa biografia, escrita originalmente em grego, mas depois traduzida para o latim, é que a vida monástica se difundiu no Ocidente.

O conceito de vida monástica seria estranho ao Cristianismo? Se Jesus mandou amar ao próximo e servi-lo, então, por que se retirar para o deserto? Ora, o próprio Cristo fala em seus ensinamentos sobre pessoas que deixaram tudo para seguir o reino dos céus e é este o fundamento no Evangelho para esta forma de servir a Deus.

Santo Antão, em sua juventude, ao ouvir ser proclamado o Evangelho do jovem rico (Mt 19,16-24), no qual Jesus diz: "Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!" (v.21), sentiu que aquela Palavra era para ele. Sendo muito rico, vendeu tudo o que tinha e foi viver no deserto. Teologicamente, pode-se notar que se trata de uma escolha em seguir Jesus, radical sim, mas com objetivo de cumprir o primeiro Mandamento da Lei de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas. Pois bem, a vida espiritual cristã exige que quem a ela se propõe faça um esforço para cumprir tal mandamento afastando-se da idolatria, combatendo criaturas e coisas que insistem em se colocar no lugar de Deus.

A Igreja oferece dois caminhos: o da vida ativa e o da vida monástica. A primeira consiste em combater a idolatria no dia a dia, procurando servir a Deus no próximo, esquecendo-se de si mesmo. Morrer para si mesmo, para poder amar a Deus. O outro caminho é o de Santo Antão e tantos outros que, a partir de uma experiência mística, de uma vocação sobrenatural, foram chamados a viver uma radicalidade maior, morrendo para o mundo para se dedicarem a Ele. Retirar-se para o deserto, de alguma forma, se assemelha aos quarenta anos que o povo de Israel andou pelo deserto, em purificação antes de adentrar à Terra Prometida. Também ao fazer isso, Santo Antão seguia os passos do próprio Jesus, pois também Ele jejuou e ficou 40 dias no deserto. E igualmente de São Paulo que, na Carta aos Gálatas, afirma ter passado um tempo no deserto da Arábia (1,17), provavelmente no deserto da Eduméia. Assim, a vida ascética cristã, de se retirar para o deserto para rezar, é algo que existe desde o início do Cristianismo.

No entanto, não era algo corriqueiro, pelo contrário, era raro. As pessoas se retiravam para o deserto durante um certo período de tempo, mas depois voltavam ao convívio social. A partir do século III, mais e mais pessoas decidiam viver permanentemente no deserto.

Uma das tentativas de se explicar o monaquismo é que os cristãos já não tinham mais o martírio de sangue e, portanto, optavam pelo monaquismo que seria também uma forma lenta de martírio branco. Essa explicação contém uma certa verdade, mas não toda ela. A vida monástica começou no deserto do Egito numa época em que os cristão ainda estavam sendo perseguidos. Santo Antão, que nasceu por volta do ano 250, foi para o deserto com cerca de 20 anos de idade e encontrou ascetas cristãos que já estavam lá. Ele é chamado de "Pai do Monaquismo" não por ser o primeiro, mas por ser o maior, aquele que conseguiu atrair seguidores.

Inicialmente Antão se retirou para alguns locais afastados da cidade, como túmulos e pequenos oásis. Até que, finalmente, ele encontrou o lugar ideal, há cerca de 95 km de Alexandria, no deserto de Nitria, onde mais tarde irão se desenvolver as colônias monásticas. Além disso, perto dali, havia também as chamadas "esquetes" que abrigava um tipo de vida mais cenobítica.

Nesse lugar, Santo Antão foi tentado pelo demônio por vários anos, o qual se travestia de mulheres, alimentos, animais etc. Ele foi tentado e venceu, por isso, sua fama começou a espalhar-se e ali estabeleceu-se a primeira colônia de monges. Como ele desejava um completo afastamento do mundo dirigiu-se para o sul, para o Alto Nilo, próximo à cidade antiga de Crocodilópolis e ao Monte Pispir. Neste local ele foi novamente tentado pelo Demônio inúmeras vezes.

Tempos depois, foi mais para o leste, em direção ao Golfo de Suez e ficou numa espécie de caverna onde, atualmente, se encontram ainda diversos mosteiros. Esta é uma característica de Santo Antão: nos lugares por onde passou se formaram mosteiros e mais mosteiros. Os relatos de suas vitórias contra Satanás serviam como atrativo para muitas pessoas. Contudo, ele sabia que o inimigo de Deus não tinha nenhum poder sobre ele. Em sua vida, escrita por Santo Atanásio, diz claramente que o único poder de Satanás é a mentira e a ilusão.

Santo Antão viveu uma vida ascética, no deserto e, por várias vezes esteve na cidade de Alexandria. A mais importante ida foi ainda na época de Diocleciano e das cruéis perseguições aos cristãos. Ele queria ser mártir. Fez de tudo para irritar as autoridades romanas em Alexandria, pra ser levado ao martírio, mas não obteve êxito e acabou por se retirar novamente para o deserto. Uma outra ida sua foi para pregar contra a heresia ariana. Embora não fosse um homem culto, conseguiu converter muitas pessoas à verdadeira fé católica.

Ele foi o primeiro dos grandes monges, dos chamados "Padres do Deserto". Atualmente existem coleções de pequenas histórias desses grandes homens, denominadas "apotégmas" que, nada mais são do que ditos, lições espirituais, que germinam ainda hoje grandes frutos espirituais. Santo Antão e de tantos outros como ele, viviam a denominada vida anacorética. Os anacoretas ou eremitas são pessoas que vivem sozinhas, isoladas.

Mais ao sul do Egito, também no Alto Nilo, uma outra experiência de uma época um pouco posterior a Santo Antão: São Pacômio. Embora fosse mais novo, morreu antes que Antão, que viveu por 105 anos. São Pacômio pretendeu fundar o estilo de vida chamado "cenobítico", ou seja, de monges que vivem em comunidade. Naquela região - de Tebas - surgiram vários mosteiros nos quais os monges eram contemplativos, dedicados a Deus, mas viviam em comunidade. Nessa época nasceram também as comunidades femininas.

No entanto, a ascese e a vida monástica no deserto do Egito era marcada pelos exageros do início. Os homens eram verdadeiros ascetas, que viviam jejuns e penitências de forma tão rigorosas que é difícil encontrar ao longo da história outra época semelhante. Hoje a vida monástica foi reformada.

No século seguinte, surge o exemplo de São Basílio Magno, o qual viveu pouco depois de Santo Atanásio, oriundo da Capadócia, na Turquia, mas que viajou inúmeras vezes para o Egito e para a Palestina a fim de encontrar os monges do deserto. Quando ele se retira para a vida monástica, antes de ser bispo, começa a escrever as suas regras, baseando-se nas experiência dos monges que visitara no deserto, contudo, as regras foram adaptadas, mitigadas para que refletisse o espírito comunitário.

A vida eremítica, ensinou a Igreja desde sempre, não era para todos, posto que uma vocação raríssima, especial. Portanto, o normal da vida contemplativa e monástica é a comunitária. O mesmo São Basílio indaga como se poderá inclinará para lavar os pés dos irmãos e se humilhar se estiver fora de uma comunidade. Portanto, a vida monástica é naturalmente cenobítica e excepcionalmente eremítica.

A regra de São Basílio irá modelar o monaquismo em todo o Oriente cristão. Já no Ocidente, após a propaganda de Santo Atanásio em Roma, São Jerônimo colhe a provocação de Santo Atanásio e vai para o Oriente, para a Terra Santa, viver em uma pequena comunidade monástica. Também alguns monges do Oriente vêm para o Ocidente. Foi o caso de João Cassiano, em pleno século IV, instala-se em Marselha, na França, onde funda um mosteiro. Existem relatos também de várias outras atividades no Ocidente, como por exemplo, o próprio Santo Agostinho que, tendo ouvido falar da vida monástica começa, lá mesmo em Hipona, uma vida retirada com seus companheiros, Alípio, dentre eles.

Finalmente, no século VI surge a grande figura de São Bento de Núrsia, o qual codificou no Ocidente a regra que se tornou a regra monástica por excelência. Assim, enquanto no Ocidente, as experiência dos Padres do Deserto foram codificadas ainda no século IV, com São Basílio Magno, no Ocidente, embora várias tentativas tenham sido empreendidas nesse sentido, aquela que conseguiu mostrar equilíbrio e colocar sua marca no Ocidente foi a beneditina.

São Bento, que viveu uma vida eremítica de início e viveu numa caverna em Subiaco. As pessoas levavam alimentos para ele e logo começaram as surgir discípulos e a comunidade. São Bento, então, começou a codificar a vida daquele grupo de monges. Tempos depois sua irmã, Santa Escolástica, também funda um mosteiro feminino. Ele, finalmente, se transfere para Monte Cassino, onde está sepultado juntamente com sua irmã.

A vida de São Bento é mais conhecida que a de Santo Antão e sua Regra pertence ao patrimônio espiritual dos monges do Ocidente, não só isso, de todo Ocidente cristão. Santo Antão teve sua vida escrita por Santo Atanásio, já São Bento por São Gregório Magno, em seu famoso livro "Diálogos".

Este foi o início da vida monástica tanto no Oriente quanto no Ocidente e ela teve importância cabal para o desenvolvimento da vida da Igreja e a fundação dos mosteiros no Ocidente foi o que salvou a civilização ocidental. Não fossem os monges copiarem pacientemente durante séculos os manuscritos da sabedoria antiga certamente esse grande tesouro teria se perdido ao longo do tempo. Quando os bárbaros invadiram o Império Romano do Ocidente foram os monges que garantiram a preservação da cultura.

Por fim, o monaquismo teve uma presença forte nas Ilhas Britânicas. Tanto na Inglaterra quanto na Irlanda as populações celtas que lá se instalaram viveram uma vida monástica intensa. Quando o Império Romano caiu no Ocidente e o Cristianismo praticamente entrou numa fase ariana, foram justamente eles que reenvangelizaram a Europa desenvolvendo um trabalho impressionante para o restabelecimento da vida espiritual.

Em breves pinceladas, este foi o início da vida monástica no Ocidente e no Oriente.

 

  Fonte: padrepauloricardo.org/aulas/santo-antao-e-sao-bento-os-gigantes-da-vida-monastica

 

 

—————

Voltar