6. A heresia gnóstica nos dias atuais

05/03/2014 16:34

Embora pareça que a heresia gnóstica ficou no passado, infelizmente, esta não é a verdade. Ela permanece viva e, atualmente, está impregnada até mesmo no seio da Igreja Católica. Neste apêndice à quinta aula do curso de História da Igreja entenda como o gnosticismo ronda até mesmo os mais avisados.

 

O gnosticismo teve seu auge na época de Valentino e foi duramente combatido pela Igreja, na pessoa de Santo Irineu, conforme já visto. Esse pensamento pareceu ter sido aniquilado do seio da Igreja, mas a verdade é que ele se disfarçou e se escondeu, permanecendo vivo ao longo da história. Nunca acabou realmente. No final da Idade Média aflorou novamente com bastante força através da heresia dos cátaros e dos albigenses e foi combatido pela Santa Inquisição. Mais uma vez, a heresia gnóstica se retraiu e pareceu ter desaparecido.

O pensamento gnóstico parece também ser algo bastante distante dos dias atuais. Algo que ficou no passado. Infelizmente, isso não é verdade. Grandes teólogos, como Eric Voegelin, Hans Urs von Balthasar, Henri de Lubac, entre outros, estão de acordo em afirmar que os pensamentos de muitos teólogos liberais são gnósticos. Não somente isso, mas que a matriz do pensamento moderno possui uma forte influência do gnosticismo.

O atrativo do gnosticismo é o fato de que possui uma explicação para a origem do mal no mundo. Segundo ele, o mundo está mal, está errado, porque foi mal feito. O Demiurgo criou o mundo de maneira imperfeita. Mas, eles, os gnósticos, oferecem também a solução para esse suposto problema: a chave é o conhecimento. A salvação não é para todos, mas para os "escolhidos", os "eleitos", os que possuem o segredo. Isso mexe com a vaidade das pessoas.

No passado, o gnosticismo atribuía os problemas e a maldade do mundo ao Demiurgo. Atualmente, a culpa de tudo é do sistema. Um exemplo muito claro é o pensamento marxista, eminentemente gnóstico. As injustiças do mundo são explicadas por ele por meio da ideologia (um sistema de ideias confeccionado para alienar as pessoas, fazendo com que elas não enxerguem o mundo de verdade e fiquem aprisionadas no sistema de pensamento). A libertação se dá quando a pessoa conhece a teoria crítica do marxismo, nesse momento ela se livra das amarras do sistema. Típico esquema gnóstico.

O filme Matrix reflete o esquema gnóstico numa linguagem moderna. Ele explica que a humanidade está dentro de um programa de computador (sistema de ideias que aprisiona). Um enviado (Neo) tem como missão libertar o povo da Matrix, levando-o para a "realidade". Novamente o pensamento gnóstico.

Da mesma forma, as universidades estão abarrotadas de professores gnósticos, os quais estão convencidos de que a visão do mundo comum, ocidental, cristão, é uma visão de mundo de um sistema opressor, errado. Então, ele tem a missão de, pelo conhecimento, levar as pessoas para fora do mundo opressor: esquema gnóstico.

A pretendida igualdade entre os sexos também apresenta tendência gnóstica. A diferença existente entre homem e mulher é vista pelos cristãos como algo da vontade de Deus e que, portanto, deve ser respeitada. Cada um tem e deve cumprir o seu papel. As vocações são diferentes, mas podem se unir na vocação matrimonial e assim, tanto homem quanto mulher, realizar o desígnio divino. Contudo, o pensamento da ideologia de gênero vê a diferença como um grande erro. Não atribuem o erro a Deus, uma vez que para eles Deus nem sequer existe, mas a uma ideologia opressora machista. Não aceitam as diferenças naturais (físicas) entre os dois sexos. Existe aí uma revolta contra a estrutura criacional, uma revolta contra Deus, o qual faria parte também dessa ideologia opressora, patriarcal. Por isso, os gnósticos modernos lutam para quebrar o esquema tradicional por meio da revolução de ideias.

Esse pensamento está também dentro da Igreja. É o caso da Teologia da Libertação, totalmente permeada pelo pensamento gnóstico. A TL se apropria do vocabulário cristão, esvazia-o de seu sentido e insere conteúdo pagão, diferente do original. Por exemplo: "Povo de Deus", no entendimento católico significa todo o povo de Deus, o Papa, os Bispos, os sacerdotes, os leigos, religiosos, etc., ou seja, todos. Já para os adeptos da TL, marcada pelo marxismo, a expressão "povo de Deus" refere-se a uma classe: os proletários, os trabalhadores, os oprimidos. Nem todos são povo de Deus. As diferenças hierárquicas dentro da Igreja são consideradas absurdas, parte de um sistema opressor que criou uma igreja "classista". Segundo eles, o clero não é superior aos leigos, não possuem um poder sagrado, mas são, tão-somente, funcionários do povo. E assim, a Igreja é transformada desde dentro. Troca-se o cristianismo por um sistema gnóstico, transformando os cristãos devotos em agentes de transformação de um novo sistema.

Na filosofia, todo o pensamento hegeliano é gnóstico (tese - antítese, negativo-positivo). A gnose de Hegel entrou para influenciar o cristianismo, por meio de um psicólogo também gnóstico, chamado Carl Gustav Jung, o qual critica o cristianismo, pois ele teria abolido o negativo da divindade. Tanto para Jung quanto para Hegel, Deus tem que ter o negativo e o positivo, por isso Satanás faz parte da divindade, mais que isso, é o princípio mais dinâmico e ativo dela, muito mais que o Deus que os cristãos castraram tirando toda a sua potência.

O pensamento de Jung originado de Hegel é eminentemente gnóstico e, mesmo assim, existem muitas pessoas dentro da Igreja que creem que ele é um psicólogo aceitável pelo cristianismo. Logo se vê que a influência do gnosticismo dentro da Igreja Católica atual é enorme. Trata-se de um fenômeno que merece toda a atenção. Monsenhor Luigi Goivanni Giussani, fundador do movimento "Comunhão e Libertação", afirmou que o grande problema do mundo moderno não é o ateísmo, o agnosticismo, mas justamente a gnose. É a gnose que faz com que o cristianismo se transforme numa contrafação, numa falsidade e, ao mesmo tempo, transforma cristãos devotos em agentes de transformação cultural a quem servem sem ter consciência.

 

    Fonte: padrepauloricardo.org/aulas/a-heresia-gnostica-nos-dias-atuais

—————

Voltar